terça-feira, 7 de junho de 2011

Maria Padilha.



Esta grande Pombagira é sem dúvida a mulher mais conhecida em todos os terreiros pelo Brasil. Seja nas Umbandas, no Candomblés, no Catimbó, e é claro, na Kimbanda. Maria Padilha detêm muitos mistérios e desdobramentos. É conhecida como a rainha do candomblé, mas este título não se deve ao culto a Orixás, mas por ela ser uma ótima dançarina. Se reconhece a verdadeira Rainha Maria Padilha quando esta se manifesta andando suavemente e com elegância nas pontas dos pés, como se estivesse usando saltos.
Por incrível que pareça, o mito mais conhecido sobre Maria Padilha não veio com os escravos, mas com os colonizadores portugueses. Maria Padilha teria sido amante de Dom Pedro de Castela na Espanha. Isto a mais de 700 anos. O conto espanhol virou lenda e é norteado por inúmeros mistérios. Que ela teria sido uma bruxa, pois enfeitiçava os homens e exercia poder sobre eles. Uma mulher destas naquele tempo só podia ser bruxa.
Já aqui no Brasil ela teria manifestado pela primeira vez em uma negra, em um terreiro de Catimbó. “A mulher branca, nascida na Espanha, que não foi rainha, mas usou uma coroa”. Esta foi a estória contada por ela. Hoje sabemos que ela se manifesta em quase todos os terreiros e é uma grande entidade. Gosta de proteger as mulheres da noite, dançarinas e amantes. Apresenta-se como uma mulher fina, de vestidos longos e cores escuras. É uma mestra em feitiços e amarrações. Mas também uma grande justiceira. Maria Padilha ainda assim é um mistério. Pois ninguém sabe exatamente o que ela é...

Maria Padilha
uma deusa uma santa
uma santa uma deusa
ela é o diabo
Mas ela é o quê...?

Outro perfil se encontra nas Kimbandas aqui do sul, onde Maria Padilha se torna uma figura importante e de status no panteão de Exu. Algumas pessoas acreditam que seja ela a própria irradiação de Iansã ou Oyá na Kimbanda. Em inúmeros pontos que são tirados a ela, fazem menção à Iansã e Oyá. Que entre tantos desdobramentos, encontramos não raramente as Marias Padilhas das Almas ou do Buraco. Para quem é do sul e já viu uma saída de ebó, sabe que é pra ela toda a pompa.

Iansã foi quem lhe deu força
Ela é a rainha do candomblé
Vamos saravar nossa rainha Pombagira
Ela é o Exu Mulher

Oyá, Oyá Carirê
Olha a maçã pra Oyá Carirê
Tá tá tá tá na macumba tá
tá na macumba tá
tá na macumba ebó

Um comentário:

  1. sarava minha rainha maria padilha das 7 encruzilhadas,obrigada por esta sempre junto de mim,serei eternamente grata ,e sou grata por tudo

    ResponderExcluir